terça-feira, 4 de novembro de 2014

Japão começa a discutir aumento do shouhizei para 10%

O primeiro-ministro Shinzo Abe decidirá, até o final do ano, se prossegue com o plano de elevar o imposto

aumento do shouhizeiUma equipe formada por 45 intelectuais, economistas e representantes do governo começaram a se reunir nesta terça-feira para discutir se o Japão deve ou não aumentar o imposto sobre consumo (shouhizei) para 10 por cento em outubro de 2015, depois de já ter elevado de 5 para 8 por cento em abril deste ano.

A equipe realizará cinco reuniões até o próximo dia 18. Com base no que está sendo discutido, o primeiro-ministro Shinzo Abe decidirá, até o final do ano, se prossegue com o plano de aumentar o imposto.

Na semana passada, o governo reduziu sua avaliação econômica pelo segundo mês consecutivo porque o consumo fraco depois do aumento do shouhizei para 8 por cento está levando as empresas a reduzirem a produção.

O governo ainda diminuiu sua visão sobre a produção industrial pela primeira vez em cinco meses diante da menor produção de bens pelas empresas e estoques maiores devido à fraca demanda.

O banco central do Japão também revisou para baixo sua avaliação sobre a produção industrial, admitindo que a alta do imposto sobre consumo foi um golpe mais forte à economia do que o esperado.
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário