sábado, 7 de novembro de 2015

Mais atendimento psicológico gratuito estará disponível aos brasileiros no Japão

Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão (Sabja)
A Universidade Federal do Acre (Ufac) dará início ainda este ano à oferta de atendimento psicológico a cidadãos brasileiros residentes no Japão.
O serviço, que é resultado de um acordo de cooperação interinstitucional com a organização não governamental “Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão” (Sabja), será garantido através da realização de videoconferências coordenadas por dois professores do curso de Psicologia da instituição.
“O Sabja atua no Japão há 16 anos e nesse tempo não houve qualquer parceria nesse sentido com universidades ou outras entidades brasileiras que não a Embaixada. O serviço de assistência psicológica com fundamentação técnica e ética em língua portuguesa é essencial à comunidade de brasileiros residentes no Brasil, temos uma expectativa enorme”, diz Shinji Mogi, diretor-presidente do Sabja.
De acordo com dados dos especialistas na área, no Japão existem casos crescentes de distúrbios psicológicos entre brasileiros causados principalmente pela mudança de cultura, incluindo o excesso de trabalho e a distância da família.
“O acompanhamento psicológico no Japão ainda é muito restrito, o profissional japonês não está preparado para atender essa demanda porque falta conhecer todo o contexto que envolve a comunidade brasileira naquele país que é uma minoria com história muito peculiar que mantém relações sociais, econômicas e emocionais em relação ao Brasil e ao Japão”, avalia a professora Patrícia Yano, que além de ser uma as coordenadoras do serviço, já pesquisou, em seu doutorado, o tema do estresse aculturativo nas famílias brasileiras do Japão.
Os interessados pelas sessões de psicoterapia devem entrar em contato com o SABJA no telefone: 050-68616440.
O princípio do sigilo mantem-se assegurado.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário