terça-feira, 22 de agosto de 2017

Gifu procura estrangeiros interessados em seguir carreira de bombeiro

Cidade liberou o trabalho na área para residentes de outras nacionalidades por falta de candidatos
Corpo de Bombeiros
Desde o início deste ano fiscal (abril/2017), a cidade de Gifu (capital da província de mesmo nome) passou a aceitar o recrutamento de estrangeiros para trabalhar no Corpo de Bombeiros, mas ainda não recebeu nenhuma solicitação.

Segundo reportagem do jornal Asahi, a decisão foi tomada no meio político depois de uma análise relacionada à falta de mão de obra nas instituições onde os bombeiros atuam.

Em 2009, um Comitê de Análise do Corpo de Bombeiros foi montado para decidir questões como a entrada de estrangeiros na área.

Na época, o trabalho dos bombeiros foi considerado como “exercício de força pública” e ficou decidido que a cidade não aceitaria trabalhadores que não tivessem nacionalidade japonesa.

Em abril do ano passado, um homem turco mostrou interesse na carreira, mas teve a solicitação negada.

Em junho do ano passado, o assunto foi discutido na câmara municipal e os vereadores concluíram que a atuação de estrangeiros poderia melhorar a capacidade de prevenção de desastres. Algumas condições foram elaboradas, como a necessidade do candidato ter visto permanente, e a atuação dos estrangeiros passou a ser vista como positiva.

“Além de resolver as questões de falta de mão de obra, ainda podemos melhorar a prevenção de desastres com uma corporação mais multicultural”, analisou o funcionário da prefeitura responsável pela demanda.

No momento, a cidade aguarda a manifestação de interesse por parte de estrangeiros residentes para que seja possível ingressar na carreira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 058-214-4925 (em japonês).
Fonte: Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário